Coordenador : Paula Martins Sirelli
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389571.2201.31865.24022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : - Adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, estudantes da Escola Municipal Profa. América Abdalla, Rio das Ostras, RJ. - Adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, usuários dos serviços da Unidade de Saúde do ncora - Membros da equipe técnica da UBS ncora - Estudantes de graduação dos Cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia.
Local de atuação: As ações serão realizadas na cidade de Rio das Ostras, compreendendo diretamente 3 equipamentos da rede municipal de saúde e educação: escola Municipal Professor América Abdalla, Unidade Básica de Saúde do Ancora e Núcleo de Atenção a saúde do Adolescente (NASA). Serão promovidas também atividades na UFF e em locais estratégicos de abrangência da Unidade de saúde do bairro Âncora/ io das Ostras.
Objetivo
• Promover atividades participantes, junto a jovens e adolescentes, para aumentar o conhecimento e prevenir complicações causadas por sífilis (e outras ISTs) na cidade de Rio das Ostras. • Construir reflexões sobre a vivência da sexualidade, a partir de questões amplas vinculadas às escolhas na vida sexual e reprodutiva, além da dimensão simbólica e objetiva do corpo; • Co-responsabilizar meninos e meninas pelo planejamento da vida reprodutiva e prevenção de infecções sexualmente preveníveis; • Potencializar adolescentes e jovens a reconhecer os diferentes tipos de violências sofridas cotidianamente e as estratégias de enfrentamento a partir do acesso e utilização da rede pública; • Impulsionar o estabelecimento de parcerias para promover e fortalecer a articulação com outras políticas setoriais que potencializam estratégias integradas de atenção à saúde de adolescentes e jovens; • Qualificar alunos do cursos de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem para o trabalho com metodologias ativas, participativas e problematizadoras.
Resumo
Garantir direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes e jovens é um grande desafio para a saúde pública. A adolescência é um momento de construção de referências, preferências e comportamentos, podendo ser também o momento privilegiado para construir escolhas seguras. Apesar de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e HIV/aids serem temas centrais para jovens, dados nos mostram que não têm sido evitados.Entre os anos de 2009 e 2019 houve um aumento de 60% das ISTs entre jovens de 15 a 24 anos. É um problema complexo e multicausal, que implica em trazer à tona temas que perpassam a construção da sexualidade, tais como as hierarquias e padrões de comportamento construído em torno do ser homem e ser mulher, da violência sexual,as possibilidades de construir projetos de vida (que são extremamente desiguais de acordo com a inserção economica, de genero e raça), as escolhas individuais e as possibilidades de acesso aos serviços publicos. Assim, abordar a prevenção do HIV/aids e das ISTs não se resume a um repasse de informações, mas pressupõe uma abordagem ampla, que questiona valores e lugares construídos historicamente, assim como responsabilizar o poder público pela oferta de serviços. O Projeto objetiva promover atividades participantes, junto a jovens e adolescentes, para aumentar o conhecimento e prevenir complicações causadas por sífilis (e outras ISTs) na cidade de Rio das Ostras através de oficinas de educação popular em saúde, que suscite reflexões sobre a vivência da sexualidade, às escolhas na vida sexual e reprodutiva, além da dimensão simbólica e objetiva do corpo.